Minha primeira opinião
30.5.03
Hoje, Os Paralamas do Sucesso vão tocar na capital, a minha capital, Natal. E eu estarei lá, promovendo minha Revolução. Pena que eu não possa estar acompanhado do meu amor, cuidando bem dele...
27.5.03
26.5.03
Assisti Reloaded ontem. Não vou, é claro, contar o filme para vocês. Mas devo dizer que gostei, ao contrário do Marco. Acho que gostei porque, ao contrário dele, já fui ver esperando encontrar no filme o que ele percebeu como deficiência. Conceitos e conteúdos novos muito dificilmente seriam apresentados depois do primeiro Matrix.
Quanto ao enredo, devo dizer que o filme comprova a tese de que tornar algo óbvio é a melhor maneira de esconde-lo.
Mas pude perceber algumas coisas, pelo menos, de Sartre e Nietzsche. Os diálogos sobre interdependência, sobre controle, sobre escolha precisaram de uma segunda vista para serem compreendidos em sua inteireza. Um outro diálogo, chave no filme, também.
Méritos para o marketing, que nos faz depender dos Animatrix e do jogo Enter the Matrix para compreensão de algumas cenas e passagens da história.
E quando você for assistir, espere os cerca de dez minutos dos créditos para assistir ao trailer de Revolutions.
Quanto ao enredo, devo dizer que o filme comprova a tese de que tornar algo óbvio é a melhor maneira de esconde-lo.
Mas pude perceber algumas coisas, pelo menos, de Sartre e Nietzsche. Os diálogos sobre interdependência, sobre controle, sobre escolha precisaram de uma segunda vista para serem compreendidos em sua inteireza. Um outro diálogo, chave no filme, também.
Méritos para o marketing, que nos faz depender dos Animatrix e do jogo Enter the Matrix para compreensão de algumas cenas e passagens da história.
E quando você for assistir, espere os cerca de dez minutos dos créditos para assistir ao trailer de Revolutions.
Ontem discuti com meu pastor o método que ele tem usado para ensinar a Bíblia na igreja. Ele tem promovido uma gincana bíblica em que pergunta apenas detalhes sobre os textos analisados. Por exemplo, estudando o livro de Daniel, suas perguntas versavam sobre os nomes de personagens, reis, detalhes desimportantes para a compreensão da leitura.
Fiz ver a ele que esse esquema privilegia a memorização em detrimento à compreensão do texto. Aí ele me disse que eu estava em outro nível de leitura. Disse a ele que a questão não era de nível e sim de aprendizado na e da leitura. Esse modelo tende a formar maus leitores, que se focam a aspectos dos textos e perdem a compreensão.
As aulas estão sendo um desserviço, enquanto atrapalham na compreensão do texto bíblico e tendem a gerar um enorme desinteresse por ele. O que é uma grande perda em um contexto eclesiástico.
Fiz ver a ele que esse esquema privilegia a memorização em detrimento à compreensão do texto. Aí ele me disse que eu estava em outro nível de leitura. Disse a ele que a questão não era de nível e sim de aprendizado na e da leitura. Esse modelo tende a formar maus leitores, que se focam a aspectos dos textos e perdem a compreensão.
As aulas estão sendo um desserviço, enquanto atrapalham na compreensão do texto bíblico e tendem a gerar um enorme desinteresse por ele. O que é uma grande perda em um contexto eclesiástico.