28.2.04

Cada vez me surpreendo com Eugene Peterson. Falando sobre a Reforma Religiosa de Josias, ele diz:

[As pessoas] estavam no lugar certo, diziam as palavras corretas, mas elas é que não estavam certas. A reforma era necessária, porém não era suficiente. Porque a religião não é uma questão de arranjos, lugares ou palavras, mas tem a ver com vida e amor, com misericórdia e obediência e com pessoas dotadas de uma fé passional.
...
Ir à igreja para cantar hinos não nos torna mais santos como, da mesma forma, ir a uma cocheira e relinchar não nos transforma em um cavalo.
...
Especialmente nos períodos de bonança, quando tudo vai bem, quando a igreja é admirada e o número de membros cresce a cada dia. Achamos que tudo está bem porque as aparências demonstram isso e as estatísticas são impressionantes. A igreja corre maior perigo quando é popular e milhões de pessoas estão dizendo: Eu nasci de novo, eu me converti, eu aceitei a Cristo.

Graças a Rebecca, que me emprestou o livro, estou lendo (finalmente) Reinações de Narizinho. E estou descobrindo que Monteiro Lobato é um encantador contador de histórias. Existem muitas passagens bonitas no livro. Mas eu sempre tive problemas com Lobato, desde que estudei o modernismo e soube de suas críticas conservadoras contra Anita Maffaldi. E minha impressão de que o autor não passava de um reacionário preconceituoso aumentaram. A primeira descrição de Tia Nastácia: Na casa ainda existem duas pessoas - tia Nastácia, negra de estimação... . Quer dizer, apesar de ser chamada pessoa, Nastácia é reduzida a um animal de estimação.
Um pouco adiante, Dona Carochinha vai a uma audiência com o Príncipe Escamado procurando o Pequeno Polegar. Após discutir com Narizinho, dar-lhe a língua, a barata retirou-se furiosa da vida, a resmungar que nem uma negra beiçuda, colocação de alta conotação negativa.

O Pastor André Calçada é o líder do Grupo Rede em Ação, ministério de Goiânia, com quem já passei momentos fantásticos na presença de Deus. Sua esposa desde os quatorze anos tem problemas cardíacos. Quinta-feira o filho único do casal, Rafael, de quinze anos, sofreu uma parada cardíaca. Uma não: onze. Encontra-se agora em uma UTI. E é objeto da oração de muita gente, Brasil a fora. Peça a Deus por ele.

26.2.04

Assistimos Cold Mountain hoje. Bom filme. Meus novos hábitos de leitura me fizeram constatar, no entanto, que em determinado momento do filme uma simples porta aberta teria muito mais significado do que toda uma cena de amor. Registre-se a bagunça do pessoal da minha igreja, que perturbou a sessão inteira.

O retiro de Carnaval reservou muita coisa boa, especialmente as mensagens que ali foram pregadas naqueles dias. Mas acredito que também foi muito bom, pelo menos para os jovens da Igreja, a presença dos namorados de Queila e Rebecca (Thiago e Guto, respectivamente) e do amigo deles, Bruno. Eles serviram como, digamos, catalisadores da moçada da igreja. Eles puderam servir de elo de ligação para uma parte significativa dos jovens.
Visitas de Eli de Jesus, Amanda, Pipo, Alessandra, Talita e Ellen.