6.5.03

Abaixo transcrevo uma resenha sobre Webdesign que produzi para o Curso de Extensão de Jornalismo On-Line:

O WEBDESIGN COMO ARTE DO SÉCULO 21 (José Soares Jr)

No mundo transformado pela nova revolução tecnológica que integra “50 milhões de pessoas em todo o mundo” (3), o webdesign adquire cada vez maior grau de importância. Especialmente, porque na web, pela primeira vez o homem se vê diante de um veículo de comunicação em que necessidade, acima de tudo, de design. Mais do que textos, sons ou sinais.
Desse modo, o webdesign precisa se valer de metodologias e sintaxes que possibilitem seu aproveitamento mais eficaz e um caminho que o traduza como uma forma de arte para o século atual. “As artes visuais geralmente trabalham com o binômio: utilidade e estética” (3). Para o autor, ver “parece uma experiência direta enquanto ler, por exemplo, exige um mínimo de decodificação e interpretação” (2). No entanto, mesmo ver não pode ser entendido como experiência imediata. Para Gadamer, e.g., o fato do homem ter mundo se firma em conhecimento mediado pela linguagem. “Esta existência do mundo está constituída lingüisticamente”(citado por Almeida 2002: 203). Daí, “o ser que pode ser compreendido é linguagem” (Idem: 204). Assim, para alguém, cego de nascença, que repentinamente adquirisse visão, o mundo imagético com o qual ele se depararia seria por completo irreal. Faltaria a tal pessoa referências que lhe possibilitasse a construção de sentido, indispensável para que esse mundo se lhe tornasse real. Dessa maneira, o ver é ainda um modo de conhecer mediado. Sem referências, não há sentido e realidade no que nossos olhos contemplam. Tal qual na Alegoria da Caverna de Platão, nosso personagem hipotético deveria ser conduzido em uma caminhada que lhe possibilitasse adquirir condição de ver o mundo. Esta idéia parece ser trabalhada pelo autor quando trata da relação entre Argumento e Imagem. “Toda e qualquer narrativa visual tem uma argumentatividade peculiar, inerente a sua trajetória de criação, reprodução e dialogicidade” (4).
Por fim, o nosso texto é indispensável para profissionais que exercem sua vivência em torno e na web. No mundo em que a interatividade digital alcança importância capital, uma análise aprofundada de questões de design, entendido como arte e como elemento fundamental na leitura desse novo meio de comunicação, é crucial. Assim, esses profissionais vão poder entender os elementos que são capazes de conduzir o webdesign à eficácia e à beleza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, Custódio Luís S. de. Hermenêutica e Dialética: Dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

Para ela, saudades após um fim de semana de amor intenso em Recife:

Amor perfeito
(Michael Sullivan, Paulo Massadas, Lincoln Olivetti e Robson Jorge)

Fecho os olhos pra não ver passar o tempo
Sinto falta de você
Anjo bom, amor perfeito no meu peito,
Sem você não sei viver
Vem que eu conto os dias, conto as horas pra te ver
Eu não consigo te esquecer
Cada minuto é muito tempo sem você, sem você

Os segundos vão passando lentamente,
Não tem hora pra chegar
Até quando te querendo, te amando
Coração quer te encontrar

Vem que nos seus braços esse amor é uma canção
E eu não consigo te esquecer
Cada minuto é muito tempo sem você, sem você

Eu não vou saber me acostumar
Sem sua mão para me acalmar
Sem seu olhar pra me entender,
Sem seu carinho, amor, sem você
Vem me tirar da solidão,
Fazer feliz meu coração
Já não importa quem errou, o que passou, passou
Então vem
Vem, vem, vem.