Abaixo transcrevo uma resenha sobre Webdesign que produzi para o Curso de Extensão de Jornalismo On-Line:
O WEBDESIGN COMO ARTE DO SÉCULO 21 (José Soares Jr)
No mundo transformado pela nova revolução tecnológica que integra “50 milhões de pessoas em todo o mundo” (3), o webdesign adquire cada vez maior grau de importância. Especialmente, porque na web, pela primeira vez o homem se vê diante de um veículo de comunicação em que necessidade, acima de tudo, de design. Mais do que textos, sons ou sinais.
Desse modo, o webdesign precisa se valer de metodologias e sintaxes que possibilitem seu aproveitamento mais eficaz e um caminho que o traduza como uma forma de arte para o século atual. “As artes visuais geralmente trabalham com o binômio: utilidade e estética” (3). Para o autor, ver “parece uma experiência direta enquanto ler, por exemplo, exige um mínimo de decodificação e interpretação” (2). No entanto, mesmo ver não pode ser entendido como experiência imediata. Para Gadamer, e.g., o fato do homem ter mundo se firma em conhecimento mediado pela linguagem. “Esta existência do mundo está constituída lingüisticamente”(citado por Almeida 2002: 203). Daí, “o ser que pode ser compreendido é linguagem” (Idem: 204). Assim, para alguém, cego de nascença, que repentinamente adquirisse visão, o mundo imagético com o qual ele se depararia seria por completo irreal. Faltaria a tal pessoa referências que lhe possibilitasse a construção de sentido, indispensável para que esse mundo se lhe tornasse real. Dessa maneira, o ver é ainda um modo de conhecer mediado. Sem referências, não há sentido e realidade no que nossos olhos contemplam. Tal qual na Alegoria da Caverna de Platão, nosso personagem hipotético deveria ser conduzido em uma caminhada que lhe possibilitasse adquirir condição de ver o mundo. Esta idéia parece ser trabalhada pelo autor quando trata da relação entre Argumento e Imagem. “Toda e qualquer narrativa visual tem uma argumentatividade peculiar, inerente a sua trajetória de criação, reprodução e dialogicidade” (4).
Por fim, o nosso texto é indispensável para profissionais que exercem sua vivência em torno e na web. No mundo em que a interatividade digital alcança importância capital, uma análise aprofundada de questões de design, entendido como arte e como elemento fundamental na leitura desse novo meio de comunicação, é crucial. Assim, esses profissionais vão poder entender os elementos que são capazes de conduzir o webdesign à eficácia e à beleza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, Custódio Luís S. de. Hermenêutica e Dialética: Dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
6.5.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Para ela, saudades após um fim de semana de amor i...
- Conversei hoje com minha tia Miriam sobre os probl...
- Toda família tem problemas. Toda igreja tem proble...
- Além da cadeira do mestrado, voltei à UFRN em um c...
- Sábado estive em um culto. Uma cena me chamou a a...
- Estou trabalhando como editor do jornal. E como e...
- Pessoal, estou de volta somente para dar o ar de m...
- Falemos sobre outro primo. Marcos Monteiro, pasto...
- Fim da primeira fase do Latrocínio. Agora tem iní...
- Bem que alguém poderia ter interrompido Colin Powe...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial