26.3.05

Sobre a Páscoa (parte 4)

Por isso, desci para (...) levá-los do Egito para uma terra grande e boa.

Êxodo 3. 8

Deus nos conduz sempre para os melhores lugares. A sua libertação, completa, não nos tira apenas do aperto em que nos encontramos, mas nos leva a uma melhor situação. A um lugar de gozo e prazer. A um lugar de vida e paz. Do mesmo modo que o Israel libertado seria conduzido pelo Deus vivo para uma terra prometida, rica de leite e mel, nós também somos libertados pelo Senhor e conduzidos ao melhor lugar do mundo: o centro de Sua Vontade.

Leia mais aqui.

25.3.05

Esta semana recebi um e-mail "denunciando" os gastos do Governo Lula. Os dados que ele apresentava eram todos furados e contradizentes. Mas me fizeram perceber que não tenho mais dado muito crédito às críticas ao Governo. Elas têm me parecido um discurso ideologicamente fácil.
Quero dizer com isso que um único jeito que as elites teriam de desmerecer um governo de um trabalhador é dizer que ele não é coerente com o discurso de outro dia. Desse modo, eles tentam passar a imagem de que o povo jamais será competente para se auto-governar. Precisa adotar sempre um regime aristocrático virtual, entregando o poder "aos melhores" que sempre serão, por acaso, os filhos das elites.
Meu problema com o governo Lula é de ordem ideológica. Sempre acreditei que apenas o PT teria condições de romper com o modelo neoliberal implementado por Collor, Itamar e FHC. Mas parece que o próprio partido percebeu, ao chegar lá, que a tarefa não é simples. E, aí, assumem como única saída uma postura como a que foi traduzida na fala do governador do Acre, Jorge Vianna. Ele disse que não foi o PT quem inventou esse remédio, mas que agora tudo o que ele pode fazer é aplicá-lo da melhor maneira possível.
Dessa perspectiva, o Governo Lula tem dito sucesso extremo. Porque tem conseguido sucesso e vitórias onde FH não conseguiu. No geral, apesar da luta da oposição, Lula tem feito um bom governo, traduzido nos excelentes índices de aprovação e de intenção de votos para a eleição do ano que vem.

Não sei se já disse, mas os meus dias em Campina foram muito bons. Aliás, que terrinha para ter mulheres bonitas. Parece gente de outra raça.
Meu trabalho foi, aparentemente, bem recebido por lá. Engraçado é que Adriano foi a Portugal e apresentou uma comunicação minha por lá. Isso significa que eu tenho comprovação de ter participado de dois eventos nos meus dias, um na Paraíba, outro na cidade do Porto.

Depois de minha volta do congresso em Campina Grande, não tinha mais atualizado os blogs, principalmente o Porto Seguro. Paguei minha dívida agora. Postei minhas últimas cinco reflexões, três delas versando sobre a Páscoa.