25.3.05

Esta semana recebi um e-mail "denunciando" os gastos do Governo Lula. Os dados que ele apresentava eram todos furados e contradizentes. Mas me fizeram perceber que não tenho mais dado muito crédito às críticas ao Governo. Elas têm me parecido um discurso ideologicamente fácil.
Quero dizer com isso que um único jeito que as elites teriam de desmerecer um governo de um trabalhador é dizer que ele não é coerente com o discurso de outro dia. Desse modo, eles tentam passar a imagem de que o povo jamais será competente para se auto-governar. Precisa adotar sempre um regime aristocrático virtual, entregando o poder "aos melhores" que sempre serão, por acaso, os filhos das elites.
Meu problema com o governo Lula é de ordem ideológica. Sempre acreditei que apenas o PT teria condições de romper com o modelo neoliberal implementado por Collor, Itamar e FHC. Mas parece que o próprio partido percebeu, ao chegar lá, que a tarefa não é simples. E, aí, assumem como única saída uma postura como a que foi traduzida na fala do governador do Acre, Jorge Vianna. Ele disse que não foi o PT quem inventou esse remédio, mas que agora tudo o que ele pode fazer é aplicá-lo da melhor maneira possível.
Dessa perspectiva, o Governo Lula tem dito sucesso extremo. Porque tem conseguido sucesso e vitórias onde FH não conseguiu. No geral, apesar da luta da oposição, Lula tem feito um bom governo, traduzido nos excelentes índices de aprovação e de intenção de votos para a eleição do ano que vem.

1 Comentários:

Às 12:47 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ae, não gosto muito do lula, mas ele ta melhor doque os anteriores, pelo menos... e tb depois do discurso de hugo Chaves, presidente da Venezuela, no forum social creio que logo o BRASIL começará a se desenvolver na area social, assim como a venezuela...
flw! Feliz dia do coelhinho da pascoa! =P huahuahiuha

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial