Minha primeira opinião
30.8.03
Ao contrario do Marco, gostei de Lisbela e o Prisioneiro (prometo assistir com voce, meu amor). Adorei a metalinguagem do filme, as solucoes para as historias que o filme mesmo chama de obvias, repetidas a cada pelicula de amor. A unica ressalva eh a mal explicada paixao repentina entre Lisbela e Leleu. No mais, eu ri muito.
29.8.03
E ai vai a musica, gracas ao Marco:
Cara Estranho
(Marcelo Camelo)
Olha so,
que cara estranho que chegou
Parece nao achar lugar
no corpo em que Deus lhe encarnou
Tropeca a cada quarteirao
nao mede a força que ja tem
exibe a frente o coracao
que nao divide com ninguem
Tem tudo sempre as suas maos
mas leva a cruz um pouco alem
talhando feito um artesao
a imagem de um rapaz de bem
Olha ali quem esta pedindo aprovacao
Nao sabe nem pra onde ir
se alguem nao aponta a direcao
Periga nunca se encontrar
Sera que ele vai perceber
que foge sempre do lugar
deixando o odio se esconder
Talvez se nunca mais tentar
viver o cara da tv
que vence a briga sem suar
e ganha aplausos sem querer
Faz parte desse jogo
dizer ao mundo todo
que so conhece o seu quinhao ruim
E simples desse jeito
quando se encolhe o peito
e finge não haver competicao
E a solução de quem nao quer
perder aquilo que ja tem
e fecha a mao pro que ha de vir.
Cara Estranho
(Marcelo Camelo)
Olha so,
que cara estranho que chegou
Parece nao achar lugar
no corpo em que Deus lhe encarnou
Tropeca a cada quarteirao
nao mede a força que ja tem
exibe a frente o coracao
que nao divide com ninguem
Tem tudo sempre as suas maos
mas leva a cruz um pouco alem
talhando feito um artesao
a imagem de um rapaz de bem
Olha ali quem esta pedindo aprovacao
Nao sabe nem pra onde ir
se alguem nao aponta a direcao
Periga nunca se encontrar
Sera que ele vai perceber
que foge sempre do lugar
deixando o odio se esconder
Talvez se nunca mais tentar
viver o cara da tv
que vence a briga sem suar
e ganha aplausos sem querer
Faz parte desse jogo
dizer ao mundo todo
que so conhece o seu quinhao ruim
E simples desse jeito
quando se encolhe o peito
e finge não haver competicao
E a solução de quem nao quer
perder aquilo que ja tem
e fecha a mao pro que ha de vir.
28.8.03
O texto de Foucault:
Eu creio que, de um modo geral, jamais se deve esquecer de que a Biblia foi, a partir da segunda metade da Idade Media pelo menos, a grande forma na qual se articularam as objecoes religiosas, morais, politicas, ao poder dos reis e ao despotismo da Igreja. Essa forma - assim como, alias, muito amiude a propria referencia aos textos biblicos - funcionou, na maior parte dos casos, como objecao, critica, discurso de oposicao. (...) A Biblia foi a arma da miseria e da insurreicao, foi a palavra que subleva contra a lei e contra a gloria: a lei injusta dos reis e contra a bela gloria da Igreja.
Michel Foucault, Em defesa da sociedade.
E isso eh apenas um pequeno trecho do que disse o frances.
Eu creio que, de um modo geral, jamais se deve esquecer de que a Biblia foi, a partir da segunda metade da Idade Media pelo menos, a grande forma na qual se articularam as objecoes religiosas, morais, politicas, ao poder dos reis e ao despotismo da Igreja. Essa forma - assim como, alias, muito amiude a propria referencia aos textos biblicos - funcionou, na maior parte dos casos, como objecao, critica, discurso de oposicao. (...) A Biblia foi a arma da miseria e da insurreicao, foi a palavra que subleva contra a lei e contra a gloria: a lei injusta dos reis e contra a bela gloria da Igreja.
Michel Foucault, Em defesa da sociedade.
E isso eh apenas um pequeno trecho do que disse o frances.
27.8.03
Olha, apesar de nao fazerem muito o meu estilo, acho que Mascara, de Pitty, e Cara estranho, do Los Hermanos, tem a ver comigo... Cara estranho via Kafka, e claro.
Foucault tem um texto no livro que estou lendo em que afirma que todo o movimento revolucionario europeu dos ultimos seculos tem origem na descoberta da historiografia, da profecia e das promessas biblicas.
Quando os homens descobriram a Biblia se levantando contra toda a tirania e a injustica se motivaram a Revolucao em nome de Deus. Foi assim quando a Reforma se revoltou contra a dominacao teologica da Igreja medieval. Foi assim na Revolucao Inglesa do seculo XVII.
Enfim, a descoberta do Deus da Revolucao e da Justica motivou a luta do povo contra a opressao e a tirania, em prol da liberdade e da justica.
Algo semelhante aconteceu no tempo em que foi escrito o livro de Daniel, que eu reli hoje. No meio da revolta macabeia contra a opressao helenizante de Antioco IV Epifanes, os judeus redescobriram o Deus que liberta e luta ao lado do Seu povo. Ele apenas exige fidelidade e promete libertacao. E ainda que Ele nao livre da fornalha, os judeus dizem que nao se dobraram ao Zeus Olimpico que Antioco colocou no templo de Jerusalem. Porque ainda que eles morram, sabem que nao serao derrotados. Pois Deus descera, pora fim ao abominavel da desolacao e ressuscitara o povo dele para um Reino sem fim.
A descoberta da Ressurreicao, ja disse antes, eh a descoberta da Revolucao. Significa: eu luto e ate posso morrer. Porque se eu morrer, voce ainda nao me derrotou, porque vou ressuscitar no Dia do Senhor. Enfim, a vida pode ser inteiramente entregue para a luta do Reino de Deus, porque esse Reino é muito mais importante.
Depois eu posto o texto de Foucault.
Quando os homens descobriram a Biblia se levantando contra toda a tirania e a injustica se motivaram a Revolucao em nome de Deus. Foi assim quando a Reforma se revoltou contra a dominacao teologica da Igreja medieval. Foi assim na Revolucao Inglesa do seculo XVII.
Enfim, a descoberta do Deus da Revolucao e da Justica motivou a luta do povo contra a opressao e a tirania, em prol da liberdade e da justica.
Algo semelhante aconteceu no tempo em que foi escrito o livro de Daniel, que eu reli hoje. No meio da revolta macabeia contra a opressao helenizante de Antioco IV Epifanes, os judeus redescobriram o Deus que liberta e luta ao lado do Seu povo. Ele apenas exige fidelidade e promete libertacao. E ainda que Ele nao livre da fornalha, os judeus dizem que nao se dobraram ao Zeus Olimpico que Antioco colocou no templo de Jerusalem. Porque ainda que eles morram, sabem que nao serao derrotados. Pois Deus descera, pora fim ao abominavel da desolacao e ressuscitara o povo dele para um Reino sem fim.
A descoberta da Ressurreicao, ja disse antes, eh a descoberta da Revolucao. Significa: eu luto e ate posso morrer. Porque se eu morrer, voce ainda nao me derrotou, porque vou ressuscitar no Dia do Senhor. Enfim, a vida pode ser inteiramente entregue para a luta do Reino de Deus, porque esse Reino é muito mais importante.
Depois eu posto o texto de Foucault.
Uma serie de autores tem captado minha atencao e admiracao nos ultimos dois anos especialmente.
Entre os textos religiosos, destaco A.W.Tozer, J.C. Ryle, Richard Shaull, Hans Kung, Karl Barth, Eugene Peterson, Kiekeergard, Comblin.
Entre os demais, minha ultima descoberta, Michel Foucault, Alberto Manguel, Franz Kafka, Frank Smith.
Análises e textos que agradariam à maioria.
Entre os textos religiosos, destaco A.W.Tozer, J.C. Ryle, Richard Shaull, Hans Kung, Karl Barth, Eugene Peterson, Kiekeergard, Comblin.
Entre os demais, minha ultima descoberta, Michel Foucault, Alberto Manguel, Franz Kafka, Frank Smith.
Análises e textos que agradariam à maioria.