Não mantenho este blog para ter esse tipo de discussão. Especialmente com um stalker. Se você quiser continuar a discussão, terei o maior prazer em fazê-lo por e-mail, porque não elegi este espaço para discussões desse nível.
Mas quero citar alguns textos.
Primeiro: o texto do Consolador está em João 14. 16: "Eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro Consolador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre". O detalhe é que a palavra traduzida por "outro" significa outro da mesma espécie. Ora, Jesus se referia a uma relação entre Ele mesmo e o Espírito Santo. Então o Espírito é outro da mesma espécie que Jesus: ou seja, Deus, Pessoa, Viva, Existente, Pré-existente.
Um outro texto importante é o do batismo. Jesus fala em Mt. 28. 19: "batizando os meus seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", colando, então, essas três Pessoas nominadas no mesmo patamar de igualdade ontológica.
Em Atos 5, quando se fala sobre o pecado de Ananias e Safira, Pedro diz: "Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que você mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? (...) Você não mentiu para seres humanos - mentiu para Deus!" (3 - 4) Mentir para o Espírito Santo é mentir para Deus.
Quando Paulo fala em 1 Co. 2 sobre o que Deus tem reservado o Seu Povo, aquilo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, ele diz: "O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus" (10). Se o Espírito examina até o Pai, é porque é uma pessoa e uma pessoa diferente do Pai.
Por fim, em 2 Co. 13. 13, a bênção diz: "Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês!". Mais uma construção trinitária de Paulo.
Sobre o texto de 1 Co. 12. 4, a referência trinitária seria clara se você levasse em conta o paralelismo de membros típico do pensamento hebraico. Há dons, que o Espírito dá. Existem maneiras de servir, mas um só Senhor (Jesus). Há diferentes habilidades, um só Deus (Pai) que as concede.
Sobre o fato de uma pessoa habitar em outra, espero que você possa ler João 14. 23. Aliás, todo o capítulo 14 do evangelho de João mostra claramente que o Espírito Santo, enviado pelo Pai e por Jesus, é uma Pessoa.
Agora, para mim, o assunto está encerrado. Se você quiser continuar, apenas o farei através de e-mail.
30.11.04
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Caro anônimo, apesar de não gostar nada de anonima...
- Talvez eu nunca tenha tido síndrome do pânico. Ta...
- Escrevi isso há mais de um ano. Em 25 de outubro ...
- Estou vivendo uma fase Vineyard. Por isso, promov...
- Meu conceito de utopia não vem do dicionário. Está...
- Disse abaixo que não sei responder se alguém me pe...
- Disse isso no Telhado da Juli: Cristianismo é uto...
- Essas são pessoas que, provavelmente, meus poucos ...
- Acho que eu vou começar a fazer uma lista das pess...
- Eu realmente acredito que só há uma resposta possí...
Assinar
Postagens [Atom]
6 Comentários:
Eu pensei muito antes de mandar esse comment de ontem, e ia realmente sugerir isso: que conversássemos por email.
Mas, agora lendo o teu post, mudei de idéia. Vou retirar-me. Não por ignorãncia de não poder continuar um discurso, tampouco por medo ou outra coisa qualquer. Retirarei-me porque não fui convidado a escrever aqui, e, como você disse, esse espaço - teu blog, um belo blog, diga-se de passagem - não é um local pra discussões. Respeito teu espaço, teus textos, teu ponto de vista, e em hora alguma eu quis desafiá-lo com minhas poucas palavras.
Lhe desejo sucesso, você é uma pessoa inteligente e esclarecida. Desculpo-me por causar-lhe talvez certo incômodo.
Um abraço, seja feliz.
Daniel, estou postando anonimamente porque me pediram uma senha que não tenho.
A desistência de quem escreveu se deu porque no momento em que se toma a Bíblia como fundamento para a Trindade, embora o termo não exista, ela esta lá. Talvez seja a hora de você criar um blog e usar seu didatismo para ajudar a outros.
Um abraço.
Você pode postar assinando, mesmo no link de anonimato, dessa maneira.
Daniel
O problema não é qualquer incomodo, mas o fato de que essa discussão é, para mim, irrelevante diante de coisas mais importantes que poderiam ser discutidas. Dessa forma, uma discussão assim pode causar mais confusão do que ajudar aos leitores desse espaço. Não acho que esse espaço é apropriado para fazermos isso. No meu profile tem o meu e-mail. Fique à vontade.
Senhor do segundo post, sou o autor da conversa com o Daniel Dantas.
Daniel, me chamo André, resido em BH, não me identifiquei antes.
Não será necessário conversarmos por email, ou por qualquer outra forma. você crê na Trindade, eu não. Você me "provou" que a Bíblia prega um Deus Trino. Tanto quanto eu lhe provei o contrário.
Ou seja, vamos discutir eternamente, sobre esse assunto, e não chegaremos a lugar algum.
Levei teu comentário em consideração pois mostraste ser uma pessoa culta e sabida, tens certo conhecimento das Escrituras, conhecimento que eu também compartilho.
Só me admira o fato de um espectador ter ficado no camarote, só assistindo, quando poderia ter-se pronunciado e, agora que o assunto está encerrado, vem como que "bater palmas" e chamar meu ato de "desistência".
Ignorarei essa pessoa, a menos que ela entre no assunto de frente, expondo seu ponto de vista pessoal, ao invés de apoiar um ou outro envolvido.
Daniel, (não entro e nem quero entrar na discussão, apenas falo sobre vida e fé):
Acredito hoje - para mim - que as doutrinas enfraquecem o coração apesar de deixar os neurônios acordados. Com isso não digo que não devemos ter os parâmetros daquilos que vivemos. Mas fé para mim - hoje - é viver. E o viver é Cristo, o morrer é lucro. Ou seja, não tenho uma descoberta racional, provável. Tenho apenas a Vida em mim. E vida com abundância. O restante é provar o improvavél.
Abraços,
Vando www.pensamentojovem.com
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial