30.11.04

Caro anônimo, apesar de não gostar nada de anonimatos, preciso dizer que acompanho você em seu raciocínio sobre Deus até um ponto que você resvalou feio. O Novo Testamento nos fala de um Espírito Santo que tem personalidade, sim. Porque somente pessoas falam, intercedem, se fazem presentes. Os textos de Paulo são sempre trinitarianos. Por exemplo, 1 Co. 12. 4 - 6, que tem uma clara referência à Trindade, ainda que o termo só tenha sido criado por Tertuliano. Sem contar que Jesus disse que este Espírito, o Consolador, estaria conosco e habitaria em nós. Se Ele consola, Ele é uma pessoa.
E você já reparou na cena do batismo de Jesus? O Filho está ali, sendo batizado. O Pai está ali, dizendo que Aquele era Seu Filho Amado. O Espírito está, na forma de uma pomba.
É o bastante. Como é isso, é uma questão que não me cabe pensar ou responder.

3 Comentários:

Às 5:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

Daniel,
Trindade. O Renato Russo tmb não entendeu. Eu também não. E tudo que se refere a Deus eu não entendo. Não entendo, por exemplo, como é a eternidade onde não existe passado, presente e futuro. Não consigo entender ou imaginar isso. Deus revelou-se em Jesus: Emanoel: Deus conosco. Sim, Jesus, segundo seu agir, é a revelação desse tão precioso Amor não passível de explicação: Fé: coisa mais intangível, impossível.
Bíblia: não é ciência empírica a ser provada por A + B. Não creio nisso. Vivo por fé. Desculpe o tamanho do coment... paro por aqui. Paz a todos nós (a vc, Daniel e a nós, seus leitores). Vando www.pensamentojovem.com

 
Às 6:09 PM , Anonymous Anônimo disse...

O mesmo novo testamento fala também de pessoas ficarem "cheias" de Espírito Santo. Elizabete, quando estava grávida de João Batista (Luc. 1:41). O próprio João Batista disse que as pessoas seriam batizadas "com Espírito Santo" (Mat. 3:11); O apóstolo Pedro citou a Jesus como sendo "ungido por Deus com Espírito Santo" (Atos 10:38)

No entanto, essas passagens são até absurdas, se colocarmos o espírito como uma pessoa.

Quanto à passagem de 1Co. 12:4-6, sinceramente, não vejo referência nenhuma à Trindade nessa passagem. Eu entendo-a da seguinte forma:

Lá fala assim, na síntese: Há variedades de dons - ou seja, falar em línguas, profetizar, etc - mas há o mesmo espírito - ou seja, o Espírito Santo de Deus - há variedades de ministérios - ou seja, alguns apóstolos, outros discípulos, outros profetas, outros instrutores ou pastores - contudo há um mesmos Senhor - Quem, nesse caso? Jesus Cristo(1Co: 8:6) - Uma variedade de operações - ou seja: curas, ressuscitamentos, sinais que Jesus e os apóstolos fizeram - contudo há um mesmo Deus - ou seja, o Criador de todas as coisas (1Co: 4:6)

Quando você disse que Jesus citou o Espírito nos consolando, talvez esteja falando da passagem de Mat. 29:20, onde fala "estarei convosco todos os dias, até o fim". Onde, então, está essa "pessoa" conosco até o fim? Não seria o próprio Espírito - ou força - de Deus?

"E você já reparou na cena do batismo de Jesus?" O Filho está ali, sendo batizado. Ok, está, no rio Jordão.

"O Pai está ali, dizendo que Aquele era Seu Filho Amado" - Certíssimo. Desde o céu. Já citei esse texto, de Marcos 1:10, 11. Ou Mat. 3:16, ou ainda, Lucas 3:22.

"O Espírito está, na forma de uma pomba." Não deveria se apresentar como uma pessoa, já que é tal?

Aqui você se contradiz. Logo acima, disse que "um Espírito Santo que tem personalidade, sim. Porque somente pessoas falam, intercedem, se fazem presentes.". Agora abaixo você falou sobre o espírito estar em forma duma pomba. Como devo interpretar essa sua colocação?

Adicionalmente, há passagens na Bíblia Sagrada que "personificam" outras coisas que, obviamente, não são pessoas em si: espírito, água, e sangue. (1 João 5:6 - 8)

Outra coisa: Se são 3 em 1, como prega a trindade, porque só Deus é citado como "não tendo princípio, nem fim"? (Salmo 90:2, 93:2)
Como, se são a mesma pessoa, Deus sabe de coisas que o filho não sabe? (Mat. 24:36)
Como explicaríamos a própria fala de Jesus, de que o Pai é maior que ele? (João: 14:28)
Em Mat. 26:39, Jesus ora. Será que ele estaria fazendo uma oração a si mesmo? Como explicamos isso?

 
Às 7:23 PM , Blogger Daniel Dantas Lemos disse...

Eu não respondi no post algumas coisas. Primeiro, sobre a pomba. Rapaz, então nós temos um sério problema. João viu Jesus em Patmos na forma de um Cordeiro que tinha sido morto. Então, porque Jesus apareceu nessa forma,não é uma pessoa?
Segundo, a Trindade não diz que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma Pessoa, mas o mesmo Deus. Encarnado, Jesus era verdadeiramente homem. E tinha os limites que a humanidade tem, tirando o pecado. Isso significa que Encarnado, Ele não tinha como saber de coisas que Sua Mente humana não podia conter. Encarnado, como Messias, inclusive, Ele era menor que o Pai. Mas eu vou te surpreender agora: enquanto estava Encarnado, Jesus continuava no Céu, sentado à Direita do Pai. Porque a Eternidade não é o tempo.
Rapaz, Jesus e o Pai são um mesmo Deus, não a mesma Pessoa. É porque explicar isso é impossível que eu prefiro apenas crer, porque a Revelação que Deus deu de Si me diz isso, em vez de buscar uma resposta racional.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial