22.11.04

Disse isso no Telhado da Juli:

Cristianismo é utopia porque não é ideologia. Enquanto a ideologia serve para conservar as coisas do jeito que elas são, a utopia é o discurso crítico que está aí para desafiar tudo, confrontar tudo e mostrar como as coisas deviam ser. Não se trata de um "sonho inantingível", mas de uma visão de mundo crítica, porque crivada por aquela Rude Cruz. Só que a nossa esperança se expressa na convicção de que o Senhor voltará, porá fim a essa história e começará uma outra. É outra história. Novos céus e nova terra. Por isso, também, utopia.

4 Comentários:

Às 3:02 AM , Blogger Juliana disse...

eu nem tinha visto, até q vc falou aqui... já ia perguntar onde hehe mas muito bem dito.

 
Às 10:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

Entendo o que quiz dizer, mas fiquei curioso com seu conceito de utopia.

u.to.pi.a sf (gr ou+topo3 +ia1)
1 O que está fora da realidade, que NUNCA foi realizado no passado NEM PODERÁ vir a sê-lo no futuro. 2 Plano ou sonho IRREALIZÁVEL ou de realização num futuro imprevisível; ideal. 3 Fantasia, quimera.

Apesar de entendê-lo, receio chamar de utopia, chamaria loucura, assim como Jesus.

 
Às 10:46 PM , Anonymous Anônimo disse...

Esqueci de me identificar.
Muito prazer, Max.
http://peregrino.zip.net

 
Às 11:23 AM , Anonymous Anônimo disse...

Utopia já foi minha palavra para cristianismo. Hoje não mais é. Hoje não gosto nem da palavra cristianismo, crente, evangélico e todoas essas sub-culturas religiosas.

Prefiro hoje as palavras conforme a Bíblia: O Reino está entre nós através da Graça. Taí: Reino e Graça, duas ótimas palavras para viver e não aceitar o rombo histórico q fizeram constantino e suas filiações históricas (pioradas um pouco mais pelos evangélicos neopenteca). Ainda q R. Cavalcanti diga q utopia não é o irrealizável mas simplesmente o ainda não q é o termo mais correto. Abraços. vando (www.pensamentojovem.com)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial