26.11.04

Disse abaixo que não sei responder se alguém me perguntar sobre a Trindade. E não sei mesmo. E acho que se alguém pensa que sabe, ou é louco, ou não sabe o que está falando. A única coisa que eu sei é que o Deus que se revela através da Bíblia e na pessoa de Cristo, se revelou como Trindade. Mas o que é isso? Se eu quiser dar uma resposta estarei cometendo um estelionato intelectual. Porque se não fosse assim, a Trindade não seria por nós chamada de mistério.
Essa idéia é uma abstração teológica para tentar esclarecer uma coisa que Deus revelou de Si. Mas já se dizia, desde os dias de Lutero, que o Deus que Se revela é o mesmo que Se esconde. Honestamente, o conhecimento acerca da Trindade é maior do que qualquer explicação que a nossa mente possa criar ou possa propor.
Por isso, acho a simplicidade do Credo Atanasiano inigualável, porque não se propõe a explicar nada, só afirmar que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é Deus, mas não são três deuses, e sim apenas Um. E o Pai é o Senhor, o Filho é o Senhor e o Espírito é Senhor, mas não são três senhores, e sim apenas Um.
Toda controvérsia trinitariana ao longo da história da Igreja não resolveu qualquer problema, especialmente quando se dispôs a tentar entender a relação entre os Três que são Um. Já se matou por causa disso, o que é pior.
Ainda é ruim, para mim, que quando uso meu blog para fazer uma declaração de amor, alguém puxe apenas o fio de uma discussão teológica. Infrutífera.
Deus está solto.

3 Comentários:

Às 5:50 PM , Anonymous Anônimo disse...

Daniel,
é verdade: o único caminho possível é o amor. porque as coisas espirituais se dicernem espiritualmente. então ame. sem medo ame. claro que, com um pouco de prudência, q não faz mal a ninguém.

obs.: sobre credo sugiro uma leitura do credo proposto por gondim na ultimato deste trimestre (www.ultimato.com.br)

abraços,
vando
www.pensamentojovem.com

 
Às 1:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

Sou o do post da Trindade.

Talvez eu tenha sido um pouco "ácido" com meu comentário, desculpe-me. Mas, deixe-me explicar, pois pelo que senti nesse post, pareceu-me que você me entendeu como um crente na Trindade. Vou expor meu ponto de vista, baseado na Bíblia, a mesma que tu crês e que consegue se expor belamente no teu blog.

Na verdade, a palavra "Trindade" nem ocorre na Bíblia. Existem:

-Deus, criador de tudo e Deus de Amor (1º João 4:8);

- Jesus, que é seu filho, que veio à Terra resgatar-nos (Mateus 3:17) e que disse que "o pai é maior que ele"(João 14:28);

- E o Espírito Santo de Deus, que é chamado por Ele próprio de "consolador"(João 14:16), "ajudador"(João 14:26), espírito esse que foi usado por Deus para aprovar seu filho Jesus Cristo, na ocasião de seu batismo (Marcos 1:10, 11)

Deus e Jesus são pessoas; o Espírito Santo, porém, é a "força ativa" de Deus, que move o mundo, e as coisas nele. "No princípio Deus criou os céus, e a Terra" (Gên 1:1)

Não entenda esse meu comentário como uma afronta. Só tô me retratando, explicando um pouco do que creio. E, se ofendi com meu primeiro comment, perdoe-me.

Abraço,

 
Às 4:03 PM , Anonymous Anônimo disse...

acho que seu raciocínio resvala feio. mas a resposta vem outro post.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial