9.2.03

Falando sobre a ideologia do neoliberalismo e da pós-modernidade, José Comblin considera que a geração atual tem se tornado cada vez mais despolitizada.

Os jovens votam pouco e sem paixão, não militam em partidos políticos.

A vida social fica esvaziada. Era o caminhar da história, a construção do mundo, o desenvolvimento e assim por diante. Agora chegamos a uma vida social de puro jogo. O ato social fundamental é o futebol. Não o futebol praticado efetivamente, mas o futebol como competição entre dois símbolos. O acontecimento mundial fundamental e a relação fundamental entre os povos é o campeonato mundial de futebol. Cada nação está identificada com o seu time de futebol. O ato do cidadão é torcer pelo time do seu país. Dentro de cada nação, cada um se identifica com um clube. Esta é a identificação fundamental. Uma pessoa é “corinthiana” ou “flamengo” e basta. Assim disse tudo o que é. O jogo fornece a cada um a sua identidade.


Na cultura atual, o cidadão é o torcedor. A vida social é jogo. Não há nada sério na vida. A própria política vira jogo. O eleitor é um torcedor. As eleições são concursos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial