Vocês lembram do texto abaixo, a resenha que escrevi para jornalismo on-line? Segunda eu cheguei à aula, e o professor, sem identificar o aluno, comentava/respondia o que eu escrevi. Ele não entendeu nada, porque limitou-se a dizer que o que eu dissera sobre o ver ser uma atividade mediada não se aplicava às teorias da comunicação.
Sem precisar discutir esse ponto, eu precisaria dizer a Soares que eu sei ler. E ele disse: ver parece uma experiência direta enquanto ler exige um mínimo de decodificação e interpretação. Percebendo que o ele chamou de ver, poderíamos chamar de ler (imagens) facilmente, o que quis dizer é que ver também exige o mínimo de decodificação e interpretação. Se não possuirmos uma série de referenciais e pressupostos em nossa mente, somos incapazes de vermos algo, de maneira que apreendamos sentido e coerência. E eu digo sem fugir de quaisquer teorias da comunicação, como ele quis me acusar.
Não discuti com ele porque eu não sou aluno da gradução e eu não quis colocá-lo em situação difícil.
22.5.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
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