Minha avó nasceu poucos meses após a Semana de Arte Moderna. Muito longe de São Paulo, em uma cidadezinha do interior do RN, Florânia. Aos 80 anos, caminhando para o 81º aniversário, ela surpreende qualquer um pela sua vitalidade. Todos se admiram com a idade que tem. Parece bem mais nova.
Eliana é sua filha caçula. Aos 51 anos está se preparando para embarcar para Nova York, a se encontrar com o namorado. Aliás, planeja morar lá. Ela admite que só vai porque recebeu o apoio de vovó. Elas duas são muito ligadas.
Ontem à tarde fiquei estarrecido.
Primeiro ouvi a voz de vovó chamando alguém. Em poucos instantes, ela, que estava dormindo, veio à sala onde estava assistindo tevê, perguntando o nome de sua filha pequena a quem ainda amamentava.
Sem ação, controlei o máximo que pude minha reação. Um sorriso nervoso surgiu nos meus lábios. “Vovó está ficando senil!”, pensei. “A senhora está falando sério?”, perguntei.
“Estou. Como é o nome da minha filha pequena que eu estava dando de mamar e não consigo lembrar”, e começou a chorar. Não porque tivesse acordado para o mundo real, mas por não se lembrar do nome da filha. Por pouco, não me desesperei.
Aos poucos trouxemo-la de volta a 29 de janeiro de 2003. Vovó confundiu sonho e realidade. Descreveu sua filha pequena (Eliana, por acaso) e que ela estava indo embora com um menino mal intencionado. E nos deu o sinal de alerta de que não está apoiando tanto a viagem da minha tia.
30.1.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Um amor epistolar, eletrônico.
- Duas coisas: 1. Obrigado Leite de Pato pela referê...
- Obrigado Sérgio Luís por satisfazer minha dúvida q...
- Cheguei à Natal em dezembro passado juntando, aind...
- Em 2001 fui apresentado a uma figura apaixonante. ...
- Para Richard Shaull, ser reformado (calvinista/pre...
- Vivemos uma época em que pessoas são marcas e as m...
- Existem coisas que doem fundo, mais do que a gente...
- Encontros com o passado: encontrei na rua a última...
- O que mais se vê hoje em dia é a imagem de bombeir...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial