Tudo correu muito bem no retiro. Todas as programações agradaram aos participantes, os cultos foram fantásticos, Deus nos falou muito por meio do preletor, Igor Kawanishi (acho que é assim o nome dele).
A única ressalva foi um conflito surgido em meio à minha ministração, na segunda pela manhã. Falava sobre meditação e um grupo de irmãos se insurgiram contra um exercício de concentração que eu estava propondo. Quase se transforma na Terceira Guerra Mundial. Quase eu choro (está bom, eu chorei).
A minha mágoa, devidamente confessada e perdoada pelos irmãos, não se originou do fato de os irmãos terem se oposto à minha proposta, porque isso eu já esperava, mas sim de eles terem desrespeitado a minha posição de professor, provocando toda a polêmica e impedindo a realização da dinâmica. Isso não é uma coisa que eu costumo fazer. Se eu tenho argumentos para desfazer o que o pregador ou professor está dizendo, na igreja, eu prefiro não os expor para preservar a sua autoridade. Nesse caso específico, nem argumentos apropriados os três irmãos tinham. Só me restou dizer que eles iam perder a bênção movidos pelo preconceito de seus corações.
Mas a melhor parte dessa história foi que pudemos conversar mais tarde. Os irmãos pediram perdão pelo que fizeram, eu pedi perdão pela mágoa. E acho que em breve terei a chance de fazer o exercício com outro grupo da Igreja.
Por fim, outra coisa que aprendi por lá, nesses dias, é que só voltarei a fazer papel de "cupido" quando estiver muito bem arranjado.
10.2.05
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- A sombra do amor De longe se me deixou ver o Senh...
- Pausa para o Carnaval. Eu vou para um retiro. Al...
- Deus é tudo o que eu tenho (final) A minha porção ...
- De vez em quando eu olho para as pessoas com quem ...
- Deus é tudo o que eu tenho (parte 3) A minha ...
- Deus é tudo o que eu tenho (parte 2) A m...
- Graças a uma citação do grande Marco, ontem foi ba...
- Estava lendo uma matéria no UOL de uma revista cha...
- Deus é tudo o que eu tenho (parte 1) A minha porçã...
- Em março, em vez de Portugal, meu destino é Campin...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial