13.6.04

Os cristãos, com toda razão, são críticos dos movimentos Nova Era pelos pressupostos filosóficos que os envolvem, especialmente a idéia da superação do cristianismo: a Era de Aquário sucederia a Era de Peixe, quer dizer, a Era de Cristo, ou do cristianismo, que tem no peixe um símbolo antigo.
Muitos pastores, eu já ouvi, costumam dizer que não se deve temer a Nova Era, porque Peixe se dá bem no Aquário. Pois é. Aí hoje eu resolvi ouvir as músicas de minha adolescência na Rádio UOL. E fui escutar o disco New Age, psicodélico, hippie dos baianos Gil, Caetano, Gal e Bethânia, Doces bárbaros. O disco foi gravado ao vivo em turnê que os quatro fizeram no início dos anos setenta. A turnê foi paralisada algumas vezes por apreensões de drogas, por exemplo. O carro-chefe dos Doces Bárbaros é a canção-manifesto Os mais doces bárbaros. E veja o que ela diz:

Peixe espada, peixe luz
Doce Bárbaro Jesus
sabe bem quem é otário
Peixe no Aquário, nada


Pois bem. Quando os adversários da Nova Era atacam-na com a idéia de que Peixe se dá bem no Aquário estão, na verdade, reproduzindo uma fala gerada de dentro do movimento. Acriticamente pensam ser originais e nem sabem a origem do que falam nem a quem parafraseam. Comportamento típico entre nós, cristãos. Comportamento acrítico. Afinal, sabe bem quem é otário, peixe no aquário nada. Citar isso é igual a história em que o sujeito é xingado e ainda agradece pensado ser elogio.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial