27.1.04

A teologia do Neoliberalismo

O Neoliberalismo relaciona-se intimamente com o Neoconservadorismo norte-americano. O tema deste novo conservadorismo surgido nos anos 70 é a crise espiritual e moral da sociedade americana. Defendem, associada à redução do Estado, a volta a valores religiosos fundamentalistas. O exemplo atual dessa ideologia é o presidente George W. Bushe os chamados Falcões de Washington, que justificam sua política de redução de impostos para os ricos, de ações militares preventivas e guerra contra o terror com o uso irrestrito do nome de Deus.
Para os teólogos do Neoliberalismo, como M. Novak, P. Berger e R. Neuhaus, somente com a adoção destes princípios os pobres poderiam ser retirados de sua pobreza. O cristianismo afirma a liberdade na interdependência e a tolerância, que são vistos por esses teólogos como frutos cristãos do Neoliberalismo. No entanto, o capitalismo neoliberal gerou desigualdades como nenhum outro sistema econômico e político anterior. A teologia que se relaciona a ele parece-lhe fechar os olhos.
A missão da Igreja nesse modelo se resume a tratar o vazio espiritual e moral do mundo atual e legitimar o capitalismo. Esse é o caso da teologia da prosperidade. Nela, as igrejas não apenas são instrumentos como também se tornam cada vez mais empresas neoliberais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial