Parece-me que o maior problema de relacionamento na minha igreja se deve à incapacidade que temos de nos desarmar. Explico. Mesmo quando procuramos as pazes com as pessoas a nossa volta o normal é não abrirmos mão de nossas posíções, não revermos os nossos conceitos, não admitirmos que estamos errados.
Fazemos as pazes, voltamos a nos falar, mas no íntimo continuamos armados. Não abrimos mão de nossas certezas por nada. Empunhamos as nossas espadas no rosto das demais pessoas. É como se disséssemos: Perdoe-me, amigo. Voltemos a nos falar. Mas eu sou o dono da verdade. Eu estou mais que certo nessa situação. Encenamos uma farsa. E gostamos disso, preferindo à verdade.
Nós somos incapazes de nos entregarmos ao outro e vivemos em nossas fortalezas muradas, protegidos do contato. Nesse caso a crítica que desenvolvemos é sátira mortífera que condena a tudo e a todos. Que julga sem justiça e sem misericórdia. Que só admite como padrão de verdade a minha verdade.
Se há um sapo enterrado que atrasa o desenvolvimento de nossa comunidade é isso. Nós somos incapazes de nos desarmarmos, de nos esvaziarmos e de buscarmos uma reconciliação ao nível mais profundo com as pessoas a nossa volta. Testemunhamos falso amor, egoísmo e superficialidade. Protegidos por armas difíceis de serem depostas. Que nos matam, matam nosso sonho, matam nossos relacionamentos. Preferimos viver ficções a construir vidas profundas, reais e produtivas, pautadas no amor e reconciliação em Jesus.
5.1.04
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Já tive oportunidade aqui de escrever sobre as sem...
- A Igreja precisa ter espírito crítico. Rev. Kleber...
- Versão colorida de minha caricatura:
- Melhor notícia dos primeiros dias de 2004: PF fot...
- Tem uma passagem interessante em O retorno do Rei,...
- Estamos aqui em um novo ano. O que acabou foi o p...
- Discuti com uma amiga esses dias porque ele teima ...
- No culto de Ano Novo, a versão dois da constatação...
- Em Natal aconteceu no reveillon o Festival Gospel ...
- Finalmente assisti O Retorno do Rei. Boa história...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial