Quem você ama? Quem você segue? Você segue a quem você ama?
Essas foram relevantes questões levantadas por Susana semana passada. E me fizeram pensar, inclusive, nos riscos que o maravilhoso mundo dos blogs nos traz. Riscos de perdermos a concretude de nossos envolvimentos para a plasticidade de idéias e imagens blogueiras.
Quando criamos uma comunidade nesse ciberespaço, criamos laços virtuais. Você me lê, mas meus posts não são capazes de lhe dar a dimensão exata de quem sou. Você, por exemplo, não pode saber exatamente porque cito tanto duas ex-namoradas como perdas irreparáveis. Você desconhece os detalhes desses relacionamentos, seus impactos, suas dores...
Pierre Lévy diz que a virtualização dos relacionamentos no ciberespaço nos leva a relacionamentos concretos no mundo material. As pessoas que se encontram pela Net geralmente buscam se encontrar no mundo.
Mas ainda assim desconfio que essas espécies de encontros reais no mundo somente estendem a virtualidade desses relacionamentos. Acredito que ainda quando o encontro se dá face a face corremos o risco de nos mascararmos dos personagens que criamos nesse mundo virtual.
Logo, os blogs precisam ser tratados por nós, blogueiros, com muito cuidado e senso crítico. Caso contrário podemos estar perdendo o melhor da vida: relacionamentos concretos, reais e transformadores.
29.10.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- A estrada (Tony Garrido, Lazão, Da Gama, Bino Far...
- Lucinha, minha irmã, me manda uma poesia de meu pa...
- Impactante o reencontro com Raquel...
- Voltei de Fortaleza agora pela manhã.
- Aprendi algo intensamente marcante no meu encontro...
- (publico as duas belas letras abaixo somente para ...
- Segundo Sol (Nando Reis) Quando o segundo sol che...
- Não tenho palavras para descrever a sensação e o i...
- Em Aracati, ele subiu. Falando pelos cotovelos. ...
- No caminho para Fortaleza reencontrrei-me com o Pi...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial