25.3.03

A seguir, algo do que disse a ela em nosso Colóquio:

Professora Maluquinha, você sabe que não precisa e nem pode se prender aos limites das lições pré-programadas que vocês vão ministrar. Aliás, sempre que trabalhei com aulas pré-escritas na igreja, me sai melhor quando as usei somente como roteiro. Você tem liberdade para ir mais fundo.

Quer ver um exemplo. Plano de Deus é o tema da aula. Você sabia que os judeus sempre distorceram a sua eleição achando que o plano de Deus na vida da nação os tornaria indestrutíveis, inatacáveis? Que isso lhes faz pensar ainda hoje que têm todo o direito de espoliar e destruir a nação palestina?

Você sabia que os puritanos do May flower chegaram à América com a mesma ideologia na cabeça? Que ela se chama Destino Manifesto? Os americanos acreditam que o plano de Deus para a vida deles é que eles são a polícia do mundo, com direito e dever de interferir em todo o planeta. Bush tem achado que o plano de Deus para a sua vida é manter a hegemonia yankee a todo o custo. Afinal, o povo de Deus dos nossos tempos são os norte-americanos.

Percebe que você pode ser revolucionária mesmo em uma aulinha tão básica como essa?

O plano de Deus indica minha reconciliação com Ele. Mas a minha reconciliação com Ele implica minha reconciliação com o outro. O ministério da reconciliação leva o homem a se reconciliar com Deus, mas também leva a humanidade à reconciliação uns com os outros. Não é possível reconciliação com Deus sem reconciliação com o homem.

O plano de Deus indica salvação. Mas salvação também para a humanidade. E salvação não é só aquela promovida pela evangelização pé-na-cova, que se preocupa somente com o porvir. De que adianta um pobre se converter e não ter o que comer em casa?

O plano de Deus indica compromisso com o Seu Reino e a Sua Justiça. O que significa lutar por isso no mundo contemporâneo? É só lutar por um louvor melhor orquestrado na igreja? O que o jovem cristão pode fazer de concreto na luta pelo Reino e Justiça de Deus?

Você conhece o plano de Deus para a sua vida? Lembre que somos chamados para servir: Sê tua uma bênção, disse Deus a Abrão (Gn. 12. 1-4).

E aí meu amor, Professora Maluquinha? É necessário estar preso aos limites do fundamentalismo ideológico do PV?

Te amo.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial