Fui a um café da manhã nesta manhã. Conduzido pelo meu estimado chefe. O café, na verdade, era o lançamento, entre os pastores, da candidatura à prefeitura de Natal de um publicitário evangélico.
Indignei-me com os discursos.
Alguém estava pregando quando chegamos, usando a Bíblia para ilegitimamente legitimar a necessidade de termos governantes evangélicos. Os nossos pastores não se preocupam muito em disfarçar os reais interesses que fundamentam seus envolvimentos políticos não. Mas não penso que esse seja um espaço suficiente para tratar do assunto.
(Basta dizer que os textos usados são vetero-testamentários: Israel era uma teocracia, fundada no javismo. Inclusive, a intolerância religiosa é algo que salta aos olhos na Torah. Obviamente, os reis deveriam partilhar da fé javista. Mas note: eram reis em uma teocracia. A transplantação das noções para os nossos regimes democráticos ocidentais é completamente ilegítima).
Esse pregador dizia que os evangélicos sempre foram usados como massa de manobra por políticos hipócritas. Agora, nesse momento, deveríamos nos mobilizar para elegermos nossos representantes (note: dos evangélicos, reafirmando a prática política coorporativista que ele, em outro ponto, condenava).
Para completar o raciocínio, todos que usaram a palavra reafirmaram a necessidade de os pastores pedirem votos para os candidatos crentes, principalmente o tal publicitário. A mensagem para mim era clara: Estamos perdendo tempo. Nosso povo está se politizando e a gente está perdendo terreno. Vamos manobrá-los agora para que cumpram nossos objetivos políticos.
Fiquei enojado. E cresceu em mim a convicção e certeza de que em algum momento, em algum tempo, meu envolvimento político vai passar do que escrevo para a prática. E prometo exercer esse papel de uma maneira diferente dessa que condeno. Um dia, talvez...
26.3.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- O Latrocínio de Bush está perturbando-me profundam...
- Esta matéria é explosiva.
- Segundo o Nedstatbasic, recebi a visita de um Comi...
- A seguir, algo do que disse a ela em nosso Colóqui...
- Recebi um e-mail muito importante para mim. Meu p...
- Outros dois momentos bons na tevê no domingo. O p...
- O outro momento foi uma ausência. Eminem recebeu ...
- Vou copiar agora Adaílton Persegonha, listando os ...
- Para ela: Talvez seja real Geraldo Azevedo/Fausto...
- Melhores momentos da festa do Oscar: os botons co...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial