Recebi dois comentários profundamente elogiosos. Eí-los:
Verdadeiro Cristão.
Está escrito no Apocalipse que no fim dos dias satanás entrará, inclusive, dentro de nossas Igrejas. Vc está parecendo um deles. Largue este bando de materialistas! Petistas não têm religião! Lembra do que fizeram com a Rússia? Vc se considera um "marxista-cristão"? Para mim, pode-se comparar a um transsexual: nem homem nem mulher.
Amigo
besteira pura. tentei escrever e disse que mais de 200 letras não passa. Fora "padre comuna".
Diante de comentários tão bem fundamentados, fiquei meio sem reação. Não sabia se ria, achando graça. Não sabia se chorava, lamentando tamanha desinformação e preconceito. Nem sei se devia me dar ao trabalho de responder. Mas acho que devo. Então, vamos por partes:
1) Onde está escrito no Apocalipse que satanás entrará dentro das igrejas? Espero que você entenda que muitas vezes as igrejas é que estão servindo, por sua estrutura, a Satanás. Estão servindo a manter as estruturas demoníacas presentes na sociedade, muito fortemente o neoliberalismo atual. Mas isso é um assunto que para ser discutido necessitaria de uma ampla leitura que ainda não possuo, nem o meu interlocutor também parece possuir.
2) Quem foi que disse que petistas não têm religião? Algumas das principais lideranças nacionais do PT são evangélicas, incluindo duas ministras de Estado, Benedita da Silva e Marina Silva. Isso sem contar com parlamentares, como o ex-líder do partido na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Walter Pinheiro.
3) Quem foi que disse que eu era marxista? Sugiro que você conheça a obra do pastor presbiteriano, falecido no ano passado, Richard Shaull. É dele que tomo emprestada a Teologia da Revolução. Vou citar Shaull e Jesus, esclarecendo minha posição pela radicalidade da Revolução:
“cristão radical encontra-se totalmente implicado numa luta secular revolucionária”; o “Deus que derruba velhas estruturas, a fim de criar condições para uma existência mais humana, está, ele mesmo, no meio da luta.”
E Jesus:
Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. (Marcos 8. 34-35)
4) E agora, para o amigo 7444: Quem foi que disse que eu era padre? Sou Reformado, quer dizer, presbiteriano. Mas acima de qualquer coisa me considero um seguidor de Cristo. Minha vocação pastoral é maior do que minha teologia revolucionária, por isso sugiro que da próxima vez preste atenção maior no que lê, e também visite um outro blog meu, que batizei de Porto Seguro .
5.2.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Revolução significa radicalidade. Escolha de cami...
- Nos últimos dias tenho tido sonhos esquisitos. Os...
- Essa eu trouxe do Leite de Pato e Adaílton Persego...
- Os cultos de minha igreja muitas vezes são formais...
- Queria ter dito ontem que estava feliz porque a Gl...
- Ontem um presbítero orou assim na igreja: “Senhor,...
- A propósito de um poeta, fala-se em vocação, mas, ...
- A cristandade está tão longe de ser aquilo que diz...
- E eu acabo de saber na Globo.com que a Columbia ex...
- Ouvi essa semana na tevê que a dívida pública bras...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial