Al Pacino, o demônio em O advogado do diabo, diz que seu pecado favorito é a vaidade. A vaidade é o ponto de toque que pode deixar qualquer um profundamente transformado. Que pode afundar profundamente também.
Minha avó acredita que os caracteres das pessoas são como os das ficções. Quer dizer, pessoas, para ela, são boas ou más. Não acredito que as pessoas reais são necessariamente boas ou más. Elas são boas e más. Somos capazes de atos de profunda beleza mas também podemos agir com intensa baixeza, especialmente quando conduzidos pela vaidade.
Disse tudo isso para falar sobre o dono do jornal que edito. Sinto muito por ele ser alguém que é completamente inconfiável em seu universo de ação. Sinto por ele ser limitado de uma maneira que se torna difícil até mensurar. Limitado intelectual, emocional, afetiva, culturalmente. Ele tem boas idéias mas tem sido incapaz de conduzí-las.
Seu problema principal é a vaidade. Sua vaidade não o deixa sonhar o jornal e sim, apenas, sua própria exposição, prestígio e poder através do veículo. Essa vaidade o conduziu à perda da credibilidade pessoal. E o está conduzindo, pouco a pouco, à derrocada do jornal.
Porém, alguns, como eu, acreditam no projeto e se propusseram a socorrer o União. Com a condição de que ele abrisse mão da incompetência e deixasse as posições de mando.
Em nome da sobrevivência, mexemos na sua vaidade. O confronto espocou nesta segunda edição da nova fase. E é bem provável que o jornal viva agora seus últimos dias. Derrocada provocada pela vaidade.
Egídio precisa se encontrar. Reconhecer seus limites, explorá-los e se ajustar assim em busca de mudança. Ele precisa mudar e pode fazer isso. No entanto, para isso, precisa se ouvir e perceber a confusão que se tornou seu ser.
Ele pode mudar, abrindo mão da vaidade pessoal, vivendo um projeto de vida novo, mais real e libertador.
28.11.03
Espaço para minhas reflexões e loucuras, existenciais, acadêmicas, teologicas e emocionais
Postagens anteriores
- Um amigo está com problemas. Cedeu e traiu a parc...
- Já falei do pastor Wellington Santos. Ele é o ent...
- Em tempo: Wellington deve ter chocado meio mundo p...
- Segunda-feira estou viajando para Recife.
- Registro a visita de Angel. Mais um dos meus ícon...
- Finalmente, algo novo aqui.
- Ultimamente tenho me sentido, digamos, útil. Tenh...
- Ontem conversei com meu pastor por muito tempo ao ...
- Estamos aqui no meio da madrugada eu e André traba...
- Correção em tempo: o texto que Emília me mandou, q...
Assinar
Postagens [Atom]
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial