8.10.03

Foi marcante para mim no fim de semana perceber, de uma maneira nova, como a Encarnação do Logos se realiza através da família de Jesus. E o que isso pode significar.
Jesus se faz homem (Deus optando por vir até nós para nos resgatar) através de uma Encarnação em que sua família realiza toda a humanidade (com sua força e fraqueza) que Ele assume para Si.
Todo tipo de gente compõe a família de Jesus, como todo o tipo de gente faz o gênero humano. Para mim, isso pode significar que a família de Jesus se confunde com a humanidade. Significa que Ele encarna toda essa humanidade e veio resgatá-la. Toda essa família é alvo do amor de Deus.
O Evangelho de Mateus põe na genealogia de Jesus reis, mas também uma prostituta, uma estrangeira (que é excluída religiosa), uma adúltera, uma mãe solteira (a própria Maria). Quatro mulheres. Quatro excluídas. Todas realizando a humanidade de Cristo.
É revolucionário pensar que a humanidade de Jesus se realiza em pessoas tão humanas quanto nós mesmos. É revolucionário pensar que essa totalidade de pessoas é alvo da ação e do amor de Deus. É revolucionário pensar que o amor de Deus em Jesus está aí para alcançar todos esses tipos de pessoas, fracos, carentes e pecadores.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial