28.1.03

Por favor, abaixo qualquer religiosidade alienante!
Como cristãos precisamos aprender a dialogar. Nossa teologia precisa se aproximar da cultura, dos profetas seculares de nosso tempo. Precisamos levar em consideração àqueles que têm refletido sobre esse tempo. E os nossos poetas são aqueles que melhor captam o sentimento do mundo. É com eles que precisamos conversar.
É por isso que hoje consigo ouvir Deus falando através de Titãs, Herbert Vianna, Chico Buarque, etc.. Se precisamos dar respostas, mostrar caminhos ao mundo, é a esses homens e mulheres que precisamos ouvir. Especialmente quando nos criticam.
Por isso, lutando contra qualquer religiosidade alienante, faço eco a uma antiga crítica dos Titãs contra a alienação dos crentes:
“Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pro céu
É bom aprender, a vida é cruel
Homem primata
Capitalismo selvagem
ô ô ô”
Abaixo toda religiosidade alienante! O Deus revelado em Jesus, o Deus do Evangelho, da Bíblia, é revolucionário:
“O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus”. (Isaías 61. 1 – 2)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial